segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Formatos de ficheiros e técnicas de compressão

Compressão de dados:
A compressão de dados é o ato de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo. Essa operação é realizada através de diversos algoritmos de compressão, reduzindo a quantidade de Bytes para representar um ficheiro.

Compressão de dados com perdas:
  • Consiste  numa operação que admite alguma perda de qualidade dos dados
  • A informação é comprimida por algum algoritmo e, ao descomprimir, a informação é diferente da original, mas suficientemente parecida para que seja útil
  • Dependendo do algoritmo aplicado, essa compressão sofre de perda constante
  • Existem dois esquemas básicos de compressão:
  • Métodos de Transformação
  • Métodos Preditivos

Compressão de dados sem perdas:
  • Consiste numa operação sem perdas de nenhum dado
  • A informação é comprimida por algum algoritmo e, ao descomprimir, todas as informações são recuperadas
  • É usado quando é importante que a informação original e a descompactada sejam idênticas

Formatos de ficheiros de imagem bitmap:

BMP:
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM.Não utiliza nenhum algoritmo de compressão, daí esse formato apresentar as fotos com maior tamanho.



GIF:
Criado para ser usado extensivamente na Internet. Suporta imagens animadas e 256 cores por frame. Foi substituído pelo PNG


JPEG:
É o formato mais utilizado e conhecido atualmente. Quase todas as câmaras dão esta opção para guardar as imagens. Arquivo muito utilizado na Internet e em multimédia, por ter uma compactação excelente


PDF:
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional. Inventado pela Adobe, o PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios.

PNG:
É um formato livre de dados utilizado para imagens, que surgiu como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Suporta canal alfa, não tem limitação da profundidade de cores, alta compressão . Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade,ao contrário de outros formatos, como o JPG.



TIFF:
Arquivo padrão para impressão industrial, também muito usado como opção nas câmaras fotográficas. É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam.


Formatos de ficheiros de imagem vetorial:

CDR:CDR é o formato utilizado na aplicação CorelDRAW.


SVG:
SVG é o formato baseado no XML, definido pelo World Wide Web Consortium para ser utilizado em navegadores, trata-se de uma linguagem para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.

SXD:
O formato SXD do OpenOffice.org DRAW permite de forma simples o desenho vectorial em trabalho.


Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário